Sobre nós

Como tudo começou...

Movidos pela inquietação e pelo inconformismo com que presenciamos tantos equívocos relacionados à Educação Brasileira, trabalhando há quase trinta anos com Educação e Cultura, pensamos em elaborar um projeto que pudesse contribuir com a criação de novas ideias relacionadas à prática educacional, revitalizando e fortalecendo a identidade do educador brasileiro e trazendo de volta às instituições de ensino a essência verdadeira da Educação, tão difusa e tão incompleta nos dias de hoje.

Assim nasceu o Núcleo PauBrasil – Educação e Cultura, que tem como referências a interdisciplinaridade, a educomunicação, a interseção educação e cultura e o precioso resgate do protagonismo do sujeito cognoscente.

Por que PauBrasil?

Muito mais do que a árvore que, a partir da seiva rubramente tinta de seu tronco, nomeou o nosso país, PauBrasil é uma ideia que nasceu para ser compartilhada, disseminada, reflorestada. Uma ideia de origem, de História, de resgate, de interseção e, com certeza, de mudança.

Oswald de Andrade, com seu Manifesto Pau Brasil, nos presenteia com um banquete de inquietações tão distantes no tempo e, ao mesmo tempo, tão próximas, tão pertinentes e, por que não dizer, tão necessárias. Bebemos desta fonte para construir as bases do Núcleo.

Tomamos emprestado do movimento modernista as ideias concernentes à produção artística e as empregamos na busca de delinear os caminhos do Núcleo de Estudos PauBrasil. Para começar, há que se destacar a clara intenção de ser agente modificador da realidade, tornando-a, de alguma maneira, melhor.

Quer saber mais? clique aqui!

Objetivos

Através de cursos, oficinas, palestras, assessoria em projetos educacionais personalizados e outras ações, buscamos.

I.


Contribuir com a construção de práticas educacionais que possam atender às demandas do mundo atual, complexo, transdisciplinar, tecnológico, dinâmico, onde informação e conhecimento confundem-se, trazendo à baila a extrema necessidade de uma reflexão crítica capaz de levar os sujeitos envolvidos no processo educacional a construir novas formas de expressão e produção de conhecimento.

II.


Colaborar na construção da formação do Educador brasileiro, ferramentalizando-o em sua busca de sentido e levando-o a consolidar uma prática consciente e comprometida.

III.


Colaborar com a construção de uma base sólida de interseção entre a Educação e a Cultura, no contexto educacional.

IV.


Promover Educação e Cultura em seus diversos contextos.

Fundadores

Regina Márcia Tavares Vasques


Tem se dedicado à Educação há quase trinta anos.
É pedagoga formada pela Universidade de São Paulo, atuou, dentro de diferentes instituições de ensino, como professora, coordenadora pedagógica e diretora; posteriormente como coordenadora de projetos e formadora. É psicopedagoga clínica, formação que propicia a interseção dos conhecimentos da Educação e da Psicologia. Tem trabalhado, a partir daí, com problemas relacionados à aprendizagem, tanto em atendimento clínico quanto na própria instituição, com medidas preventivas. É também gestora de comunicação, formada pela ECA-USP, com especialização em Educomunicação, o que amplia ainda mais as possibilidades de interdisciplinaridade em sua prática. É roteirista, produtora e supervisora pedagógica do canal Casa Cara de Pavio — um canal de poesia voltado ao público infantil que tem como objetivo oferecer um conteúdo rico, diferenciado e lúdico a crianças de diferentes faixas etárias. Apresenta-se também como excelente ferramenta de trabalho pedagógico. Transita há muito tempo pelos caminhos da cultura — música, cultura popular brasileira, teatro etc., o que propicia maiores possibilidades inter e transdisciplinares.

Alberto José Pereira de Camargo


Analista de sistemas com pós-graduação em Business Intelligence, trabalha há mais de vinte anos com Tecnologia da Informação. É músico e pesquisador da cultura popular do Brasil.

Ambos são participantes do grupo de amigos fundadores de uma companhia cultural atuante há mais de 20 anos em Osasco e região, que tem, entre outras iniciativas, uma Folia de Reis, um Cordão Carnavalesco, uma Quadrilha Junina e um Coral, sempre atuando no sentido de revitalizar as genuínas manifestações da cultura popular brasileira.

Identidade Institucional

Nossa missão


Proporcionar e viabilizar o desenvolvimento e a modernização das práticas pedagógicas das instituições de ensino e dos educadores para atender às exigências, diante da evolução do cenário atual, de interseção entre conhecimento, cultura e comunicação, proporcionando ação e reflexão.

“A relação entre a consciência do projeto proposto e o processo no qual se busca sua concretização é a base da ação planificada dos seres humanos, que implica métodos, objetivos e opções de valor.” Paulo Freire

Nossa visão


Ser reconhecidos regionalmente como referência e centro de excelência em formação e assessoria inovadora em Educação. Contribuir para a evolução do povo e da nação brasileira, sendo marco de qualidade e pioneirismo.

Nossos valores


Ética; Compromisso com o foco na evolução da Educação; Respeito e valorização da diversidade cultural; Mútuo desenvolvimento entre todos os envolvidos nas atividades propostas.

Tel.: (11) 9 8199-5640

contato@nucleopaubrasil.com.br